Saiba como decidir entre o comércio e a prestação de serviços

A escolha da atividade ou ramo é uma das dúvidas mais comuns de quem está pensando em iniciar um negócio próprio, mas que ainda não sabe ao certo por onde começar.

Esta importante decisão não deve se limitar a análise dos aspectos financeiros do empreendimento, pois o sucesso também irá depender do perfil e da vocação administrativa e gerencial do empreendedor. Além disso, outros pontos fundamentais do negócio merecem uma atenção especial, principalmente aqueles relativos à implantação e a rotina operacional da futura empresa, tais como:

  • estrutura física;
  • mão-de-obra (própria ou terceirizada);
  • seleção de fornecedores e matérias-primas;
  • logística;
  • regime de operação;
  • enquadramento tributário, fiscal e societário;
  • exigências legais (alvarás, licenças e restrições);
  • público alvo;
  • localização;
  • concorrentes diretos, dentre outros.

A não observância destes aspectos justifica - em parte - o porquê da grande maioria das novas empresas não sobreviver aos cinco primeiros anos. Fora isso, vale ressaltar que não poderá faltar ao empresário – independente da atividade – muita disposição para superar obstáculos e vencer desafios, ainda mais quando estes envolverem a "gestão de pessoas" e a satisfação dos clientes.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Sem dúvida que a grande vantagem da prestação de serviços em relação ao comércio é no que diz respeito ao investimento inicial. Dependendo da área, é possível iniciar um negócio lucrativo a partir de pequenos investimentos - muitas vezes inferiores a R$1.000,00! - visto que nesta modalidade, o que realmente importa é o conhecimento prático e a capacidade técnica aliada ao bom relacionamento interpessoal.

A prestação de serviços é o ramo ideal para aquelas pessoas que preferem a independência de horários, a liberdade de atuação e que possuem facilidade de comunicação, como também para aquelas que podem exercer uma profissão de maneira remota, sem a necessidade do contato direto com os clientes.

Em relação à remuneração, atualmente, os prestadores de serviços estão ganhando melhor do que no passado; isso decorre do aumento da demanda por serviços especializados em todas as áreas e da - imprescindível - valorização do conhecimento, que só tende a crescer.

Talvez o ponto negativo do segmento seja em relação à dificuldade de atribuir preço ao trabalho ofertado, pois ainda há uma resistência de boa parte da população em “reconhecer” o valor daquilo que não pode ser visto e/ou tocado; é o que se chama de intangibilidade do valor agregado.

Em outras palavras:

- as pessoas “aceitam” pagar o preço pedido por aquilo que podem ver e tocar, o que nem sempre é possível na prestação de serviços.

COMÉRCIO

O comércio está presente na vida do Homem desde a Antiguidade, e foi responsável direto pelas grandes descobertas e pelos avanços tecnológicos mais significativos.

Ao contrário da prestação de serviços, iniciar no comércio costuma ser “mais fácil” para o empresário de primeira viagem, devido à objetividade característica do setor, ainda que do ponto de vista financeiro, de modo geral, empreender no comércio demande um investimento maior. Entretanto, ser aparentemente mais fácil não significada que para que o futuro comerciante tenha sucesso não necessite possuir habilidades e capacidades especiais, como por exemplo:

  • saber escolher o(s) produto(s) adequado(s);
  • ser capaz de identificar oportunidades e de antecipar tendências;
  • ter versatilidade para lidar com a concorrência;

E principalmente:

  • ser - de fato - um bom negociante.

Para aqueles que estão pensando em escolher o comércio como futuro negócio, uma dica é iniciar representando algum(ns) produto(s) já consagrado(s) no mercado, preferencialmente aqueles de baixo valor agregado e de grande aceitação, pois isso reduz drasticamente as chances de insucesso.

Finalmente, independente de ser no comércio ou na prestação de serviços, o primeiro passo para quem está querendo abrir uma empresa é elaborar um Plano de Negócios, mas isso será tema de textos futuros.

CONCLUSÃO:

Se você está pensando em empreender, conheça os serviços de consultoria empresarial do Grupo G9. Teremos imenso prazer em fazer parte do seu sonho.

Gustavo de Carvalho Chaves
Diretor Executivo – G9 Investimentos
www.g9investimentos.com.br
contato@g9investimentos.com.br

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6 Comentários

Bom dia!
Eu e uma amiga temos interesse em abrir um empresa de eventos e gastronomia que vá até a casa das pessoas, sem necessitar de ponto, instalações, etc. O senhor considera esse tipo de serviço viável? Poderia nos dar uma idéia do investimento necessário?
Muito obrigada!

Luciana de Freitas

Luciana de Freitas | 15/07/2010

Olá!

- Moro em Gramado (RS) e durante o inverno a cidade fica lotada de turistas, por isso eu gostaria de iniciar um negócio relacionado ao turismo, mas nos outros vezes o movimento cai muito. Em situações assim, é melhor empreender no comércio ou na prestação de serviços?

agradeço se me reponderem.
João Antonio

João Antonio Garcia | 10/08/2010

Oi Gustavo!

- gostaria de saber mais sobre a abertura de uma representação comercial. Você tem idéia de quanto é necessário para iniciar um negócio no segmento de cosméticos?

muito obrigada!
Lúcia

Lúcia Carolina Macondes | 04/09/2010

Estou interessada em comprar uma franquia de sabonetes e cremes e no artigo diz que isso é melhor do que começar um negócio do zero. Sempre trabalhei com vendas e me considero bem comunicativa mas não tenho dinheiro suficiente para fazer tudo sozinha e não quero ter dívidas. Hoje trabalho como vendedora numa loja mas tenho medo de sair pelo salário já que meu marido está desempregado.Por favor, me ajude.

Fátima M. Souza | 23/09/2010

olá boa tarde, gostaria de abrir um negocio no ramo de serviços, minha cidade tem 15 mil habitantes, está difícil de decidir pois não encontro o caminho da pesquiza de mercado. se vc puder me ajudar.

Att. Adriana

adriana zamboni | 16/09/2011

Olá Adriana, tudo bem?

Obrigado pela sua mensagem ao G9 Investimentos - Consultores Associados.
Sua participação é muito importante para nós.

Uma das formas de você formatar a sua pesquisa de mercado é definindo o público alvo da atividade que você pretende desenvolver.

Por exemplo:

Digamos que você deseja oferecer um serviço voltado para o público feminino, das classes B e C, com idades entre 20 e 50 anos. Neste caso, uma sugestão seria você fazer uma pequena entrevista com pessoas que se enquadrem neste perfil para saber que demandas pessoais e expectativas elas têm em relação ao serviço que será iniciado. Note que a partir destas informações, você poderá pensar nos diferenciais do seu negócio.

Procure fazer um formulário simplificado, com perguntas diretas, objetivas e que quando analisadas possam fornecer um parâmetro amostral. Procure entrevistar um número razoável de pessoas. Não esqueça de perguntar qual a frequência de uso dos serviços e o valor médio pago por eles. Você poderá usar a internet ou pesquisa de campo propriamente dita (que costuma ser bem mais eficaz).

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida estamos à disposição.
Um abraço e sucesso nos negócios.

Gustavo de Carvalho Chaves

G9 Investimentos | 17/09/2011

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